domingo, 22 de fevereiro de 2015

Analytics em aplicações NÃO web? É possível? Sim, conheça um case

O DESAFIO



Um produto de troca de mensagens SMS necessitava de uma forma mais clara para analisar como os usuários navegavam pelo sistema. Apesar de mensagens de conversa serem o objetivo principal do produto, ele também conta com assinatura e outras funções de configuração, e é fundamental saber o comportamento do usuário nesses casos para avaliar a qualidade do produto. Apesar de essas informações poderem ser recuperadas através do banco de dados da aplicação, era necessária uma ferramenta que organizasse as informações de forma simples e rápida e as mostrassem agrupadas como fluxos de navegação, mas não mensagens únicas.



A SOLUÇÃO


Construção de uma interface entre o sistema e o Analytics, ferramenta de análise de tráfego de páginas web gratuita da Google, que possibilitasse visualizar a navegação de um usuário no produto por mensagens SMS como sendo visitações em páginas de um site. 

A solução passou por transcrição de todas as mensagens de resposta ao usuário, que são relacionadas diretamente ao seu ponto no fluxo, em páginas web fictícias que são enviadas para o Analytics como sendo uma visitação do usuário.


Estes passos são postados como informações no servidor da Google no formato definido. 



A ABORDAGEM ÁGIL DTI


A solução envolvia o mapeamento completo dos pontos de interesse, no caso, todos os caminhos possíveis que o usuário poderia tomar, os nomeando de forma inteligível, para que não houvesse prejuízo de entendimento no momento da análise. 


Além disso, foi necessário identificar cada usuário tendo um ID único e adequado ao padrão requerido pelo Analytics. Por fim, foi estabelecido o conceito de sessão, usado em páginas web, mas que não existia no produto. 

Essa sessão define quais páginas navegadas, ou no caso SMS trocados, seriam considerados como no mesmo fluxo e pertencentes à mesma interação do usuário com o sistema.



O RESULTADO


A integração foi feita e os resultados já puderam ser observados de imediato. As ações de análise se tornaram muito mais práticas e rápidas com a ajuda dessa ferramenta.


Ao invés de construir uma ferramenta de análise de alto custo, foi feita a configuração da ferramenta do google, reduzindo drasticamente o custo de análise envolvido.


Exemplo Ilustrativo

Palavras chave: analytics, aplicações não web, bi, business inteligence, sms, aplicações sms.



Visite nosso site: www.dtisistemas.com.br
Contato: marcelo.szuster@dtisistemas.com.br
Tel.: (31) 2514-0901

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

A memória do servidor não para de subir! E agora?

O DESAFIO


Um novo sistema web de monitoramento de execução de serviços nos ativos da empresa, recém-colocado em produção, apresentou consumo excessivo de memória. A arquitetura da aplicação apresentava elevada complexidade devido à integração com o PABX da empresa, servidor de cache dedicado e sistema de push de eventos para os browsers conectados. O crescimento ilimitado da memória causava recycle no pool de aplicações do IIS (Internet Information Services) fazendo com que todos os usuários clientes perdessem a conexão com o servidor e consequentemente interrompendo os atendimentos e consultas com os fornecedores de serviço.


A SOLUÇÃO

Com a utilização de ferramentas de análise dos arquivos de Dump (Despejo) do servidor o time de analistas da DTI identificou um vazamento de memória na comunicação entre a aplicação web e o servidor de cache dedicado – AppFabric. Uma vez encontrado o ponto ofensor, foi realizada a refatoração do código das classes de interface com o servidor de cache garantindo a segurança na execução desta comunicação.


A ABORDAGEM ÁGIL DTI

A equipe de analistas da DTI, contando com a colaboração da equipe de TI do cliente, elaborou uma abordagem de ataque ao problema seguindo passos bem estruturados e levantando eficientemente todos os possíveis pontos causadores do vazamento de memória. Utilizando conhecimentos nas mais avançadas ferramentas de depuração de memória para ambiente .NET, identificamos e isolamos o problema para entender exatamente o comportamento da aplicação conseguindo, inclusive, replicar o comportamento em um ambiente de testes.


O RESULTADO

Após o reparo da causa raiz do vazamento de memória, foi realizada uma nova publicação da aplicação e o acompanhamento posterior mostrou que o consumo de memória havia estabilizado. Além disso, durante a análise do código, foram encontrados outros potenciais problemas no código que também foram corrigidos fazendo com que está intervenção fosse amplamente benéfica para o sistema do cliente.
Em outra oportunidade, a equipe da DTI realizou a análise de um vazamento de memória em ambiente Java-NetWeaver-Oracle de um sistema de integração de dados de produção industriais – MES – sendo também bem sucedida nesta tarefa.

Palavras chave, conceitos e tecnologias: AppFabric, Memory Leak, IIS, Vazamento de Memória, .NET, análise de Dump, memória gerenciada, memoria não-gerenciada


Visite nosso site: www.dtisistemas.com.br
Contato: marcelo.szuster@dtisistemas.com.br
Tel.: (31) 2514-0901

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Já ouviu falar em realidade aumentada? A DTI pode ser a alavanca para aplicação em seu negócio!

O que é Realidade Aumentada



Fonte: The Guardian - http://www.theguardian.com/
Tecnologia está cada vez mais presente nas atividades da vida atual. Seja ao obter notícias ao alugar um carro, toda nossa vida depende mais do mundo virtual criado pelos sistemas de informação. Nesses sistemas, a forma mais tradicional de se mostrar a informação é através de uma tela. Mas a tendência atual é expandir essa informação das telas para integrar com o mundo real.

A Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite que as informações desse mundo virtual possam ser combinadas com as do mundo real, tornando ambos mundos muito mais interativos.

O advento da realidade aumentada é dado como a maior evolução das interfaces homem-máquina desde a criação do conceito de janelas no Microsoft Windows. Para explorar o potencial da Realidade Aumentada, recentemente a Microsoft anunciou um óculos chamado HoloLens. Ele consiste basicamente de uma câmera 3D e um visor semitransparente que projeta informações do mundo virtual na visão do usuário, criando assim um mundo em realidade virtual. O vídeo de divulgação da Microsoft a seguir (em inglês) mostra algumas das empolgantes formas de se usar realidade aumentada e como ela pode ser integrada com a vida cotidiana, seja como modo de entretenimento ou revolucionando as ferramentas de trabalho.

Vídeo ilustrativo: https://www.youtube.com/watch?v=aThCr0PsyuA

Claramente, o vídeo descreve um conceito, mas o projeto está em desenvolvimento e seu lançamento é previsto ainda para esse ano.

As tecnologias de realidade aumentada já são realidade em plataformas móveis. Nesse tipo de dispositivo, a imagem da câmera é projetada na tela juntamente com as informações do mundo digital. Bons exemplos de aplicativos que utilizam de forma interessante o conteúdo de realidade aumentada são o Wikitude, que mostra restaurantes ou pontos turísticos próximos, Google Sky Map, que mostra a posição de estrelas e planetas no céu ou o Augmented Car Finder, que ajuda o usuário a encontrar o carro em um estacionamento.



Cases DTI


A DTI possui um produto interno em desenvolvimento, o Tangerine, que permite que usuários publiquem conteúdos relacionados a locais da cidade. Dentro desse aplicativo, há uma funcionalidade de realidade aumentada que possibilita os usuários vejam as publicações mais importantes em sua região na tela do celular, o que aumenta a imersão e a interatividade com a informação e torna o aplicativo mais interessante e chamativo.

A DTI já atuou em alguns projetos de clientes que demandaram a utilização deste tipo de tecnologia em seu negócio.

O seu negócio certamente pode ser impulsionado por este tipo de solução e a DTI pode ser a sua alavanca para o sucesso para incorporação de forma ágil e rápida.



Como seu negócio pode tirar proveito da Realidade Aumentada


As possibilidades de utilização de Realidade Aumentada são inúmeras. A imaginação é o limite. Jogos, projetos CAD, redes sociais, estoques, supermercados, lojas de departamento e muitas outras áreas poderiam se beneficiar dessa tecnologia, trazendo mais informação ao mundo real, ajudando o usuário a realizar uma tarefa mais rápido ou simplesmente tornando a experiência de uso mais interessante.


Tecnologias e Conceitos: 
Realidade Aumentada, AR, Wikitude SDK, Android, iPhone, iOS, Augmented Reality


Visite nosso site: www.dtisistemas.com.br
Contato: marcelo.szuster@dtisistemas.com.br
Tel.: (31) 2514-0901